A diferença entre cozinhar com a manteiga e azeite

Existem muitas diferenças entre o Norte e o Sul do país, mas uma muito marcante é na forma de cozinhar. Os franceses localizados nas partes nórdicas, têm o hábito de usar manteiga na preparação dos pratos, enquanto os sulistas se utilizam mais do azeite de oliva.

 

Uma das explicações mais comuns para esse feito, é que a maioria dos produtores de azeite de oliva estão localizados na parte de baixo do país. Já na parte mais acima do mapa, existem muitos fabricantes de manteigas.

 

Inclusive, para os interessados, a melhor manteiga (salgada), na minha opinião, encontrada na França se chama Le Beurre Bordier, que ainda é fabricada tradicionalmente em Rennes, na Bretanha, onde até a alimentação da vaca que vai produzir a matéria-prima – leite batido – é cuidadosamente planejada.  Quem já visitou cidades no sul do país, pôde constatar que a culinária provençal é feita toda à base de azeite.

 

Uma outra explicação, é que esses hábitos estejam ligados ao clima, que varia muito de acordo com a região, e isso reflete diretamente na gastronomia. Por exemplo, os sulistas são especialistas em Ratatouille, que é regada no azeite de oliva e  em Tapenade, que é um delicioso creme de azeitonas. Essas duas iguarias são preparadas, naturalmente, com azeite.

Tapenade photo ( journal des femmes)

Os nórdicos, por sua vez, são muito bons em Kouign-amann, uma sobremesa muito conhecida por ser bastante amanteigada, e que é tradicional da Bretanha. Além dessa, outra delícia à base de manteiga é o Le Caramel au Beurre Salé (Traduzido literalmente para “caramelo à manteiga salgada”), que nada mais é do que o caramelo no qual é acrescentada a manteiga salgada para dar um sabor menos adocicado.

Caramel beurre salé photo ( 750g)

O que acharam? Numa comparação como essa, não existe vencedor, são dois paladares diferentes, mas ambos muito interessantes de serem saboreados. Deixem aqui nos comentários se vocês já tiveram a oportunidade de experimentar as duas culinárias da França.

 

À bientôt!

Janaina

Share: