Foie Gras

O Foie Gras é encontrado principalmente como entrada, servido com geléias e torradas ou em salada. O Foie Gras é considerado uma iguaria francesa, e não tem uma data especial, como Natal ou Páscoa, que não esteja presente na mesa dos franceses.

Untitled-1

A palavra em português siginifica literalmente “fígado gordo”, e pode ser feito com fígado de ganso ou pato.

les-foies-gras

Magret de Canard

O magret {filet} do pato é preparado crocante por fora e rosa no interior, e geralmente vem acompanhado por um molho adocicado. É uma carne macia, suculenta e muito saborosa! Untitled-4

Praticamente toda brasserie em Paris oferece esse prato, impossível resistir. Algumas pessoas podem achar a carne gordurosa, mas a ideia é acompanhar com uma saladinha. O segredo da cozinha francesa é o equilíbrio!

i84067-magret-de-canard-sauce-pimentee-au-chocolat

Sopa de Cebola

A sopa de cebola gratinada é uma especialidade da culinária francesa há tempos. Ela já era conhecida pelos gregos e romanos, mas o primeiro registro de receita mesmo é datada de 1651. Escrita pelo francês François Pierre La Varenne, é basicamente a mesma receita usada hoje na maioria dos restaurantes franceses.

Untitled-5

A sopa de cebola gratinada é um prato saboroso e muito reconfortante, além de poder ser encontrada por ótimos preços.

img_sopa_de_cebola_francesa_2644_600

Coq au Vin

Coq au vin é um prato típico da culinária francesa, feito à base de carne de galo e vinho. A carne é cozida no molho de vinho tinto e desmancha na boca! Miam miam… 

Untitled-6.jpg

Diz a lenda que o prato surgiu por volta de 50 a.C., por um motivo histórico. Os gauleses estavam em guerra com os romanos, até que o exército de Júlio César cercou uma aldeia e o chefe mandou um galo de briga a César, que respondeu com um convite para um jantar feito com o próprio galo cozido no vinho da região!

8fa544fa-690b-4b63-a57c-6e7f4b3f047b--image_TJH1062

Boeuf Bourguignon

O nome do prato em francês siginifica “carne da Bourgogne”, e é um prato típico da culinária francesa, mais precisamente da região da Bourgogne. Acredito que a receita também se popularizou nos Estados Unidos graças a Julia Child. A famosa apresentadora e autora de livros culinários que estudou na Le Cordon Bleu e apixonou-se pelo Boeuf Bourguignon.

Untitled-2

Como o nome indica, o prato é uma preparação emblemática da região da Bourgogna, pátria de vinhos célebres em todo o mundo! Normalmente o prato é servido com purê de batatas ou massa.

Boeuf_bourguignon_servi_avec_des_pâtes

Crepe e Galette

O crepe e a galette também são dois queridinhos dos franceses! Untitled-3

Saiba a diferença entre eles e descubra as melhores creperies de Paris no próximo post. Fique de olho também no Instagram PariSabor!

 

À bientôt

Janaina

Fotos: Divulgação

 

Share: