Chalkidiki, Kalamata, Amfissis: uma viagem ao coração das azeitonas gregas

Elas acompanham nossos aperitivos, enriquecem saladas e dão sabor aos pratos mediterrâneos… Mas será que realmente conhecemos as azeitonas gregas?

Em fevereiro de 2026, as azeitonas de mesa orgânicas europeias provenientes da Grécia farão uma aparição marcante em Paris no âmbito do programa OlivEU Organic – European Organic Table Olives from Greece. Trata-se de uma iniciativa trienal (2025–2028), cofinanciada pela União Europeia e implementada pela PEMETE, a Associação Pan-helênica dos Processadores, Embaladores e Exportadores de Azeitonas de Mesa.

O objetivo é apresentar ao público francês a qualidade, a segurança e os benefícios nutricionais das azeitonas orgânicas gregas.

Três variedades, três identidades

 

A Grécia é um dos berços históricos da oliveira. Em suas terras ensolaradas crescem variedades emblemáticas, cada uma com características bem distintas.

A Chalkidiki, a generosa

Cultivada na região de Chalkidiki, no norte do país, essa azeitona verde se destaca pelo seu tamanho grande e pela polpa firme. Crocante e suave, é ideal para servir como aperitivo ou recheada. Seu sabor delicado faz dela uma excelente porta de entrada para descobrir as azeitonas gregas.

A Kalamata, a icônica

Originária da região de Kalamata, no Peloponeso, essa azeitona de coloração roxo-escura é provavelmente a mais conhecida no mundo. Seu sabor intenso, levemente frutado e marcante, representa o espírito da dieta mediterrânea. Acrescenta profundidade e personalidade a saladas, pratos cozidos e mezzes.

A Amfissis, a tradicional

Produzida nos arredores de Amfissa, na Grécia Central, essa variedade antiga conquista pelo seu sabor equilibrado e textura macia. Está intimamente ligada a uma olivicultura milenar e a um saber-fazer transmitido de geração em geração.

Um tesouro nutricional

olives on olive branch. Wooden table with olives in bowl

Além de suas qualidades gastronômicas, as azeitonas de mesa orgânicas gregas oferecem diversos benefícios à saúde:

  • Ricas em gorduras monoinsaturadas, benéficas para o sistema cardiovascular

  • Fontes naturais de antioxidantes, como polifenóis e vitamina E

  • Contribuem com fibras e minerais essenciais

Integradas à dieta mediterrânea, elas fazem parte de um padrão alimentar reconhecido por seus efeitos protetores à saúde.

A escolha pelo orgânico

As azeitonas destacadas no programa OlivEU Organic são provenientes da agricultura orgânica europeia. Isso significa:

  • Cultivo sem pesticidas sintéticos

  • Respeito aos ciclos naturais

  • Rastreabilidade rigorosa

  • Controles em conformidade com as normas europeias

Esse modo de produção responde às crescentes expectativas dos consumidores em relação à qualidade, transparência e sustentabilidade.

Por meio do OlivEU Organic, é essa história, esse saber-fazer e essa identidade que a Grécia compartilha com o público francês.

Share: