A diferença entre o Champanhe e o Crémant
Aproveitando o final de ano e o clima festivo, hoje vamos falar de duas bebidas que estão sempre presentes em celebrações, principalmente na noite de ano novo: O champanhe e o espumante (ou também conhecido como crèmant).
Hoje vamos esclarecer a diferença entre um e outro para, finalmente, podermos celebrar sem maiores dúvidas! Primeiramente, é importante dizer que todo champanhe é classificado como espumante, mas nem todo espumante é um champanhe. Confuso? Calma que eu vou explicar.
Comecemos pelo espumante: O que é? Nada mais é do que um vinho branco, que passa pelo processo de fermentação duas vezes. Na primeira vez, ele é produzido como um vinho qualquer, onde o açúcar das uvas se transforma em álcool. Depois, ele é fermentado novamente para que sejam produzidos os gases que deixam a bebida cheia das famosas “bolinhas”.
Já o champanhe, é também um espumante, mas ele é única e exclusivamente produzido na região francesa de mesmo nome. A produção é, necessariamente, feita com uvas pinot noir, pinot meunier e chardonnay ( blanc de blanc 100% chardonay), portanto, toda e qualquer variação na fermentação e alteração de localização acarreta na mudança de nomenclatura. Por exemplo, os espumantes fabricados na Itália são conhecidos como Prosecco.
Pelo champanhe ser de uma localidade específica, no nordeste da França, ele naturalmente é um pouquinho mais caro do que outros espumantes. Eles são vendidos à partir de 15 euros, enquanto os crèmants podem ser encontrados por até 6 euros. Algumas das melhores marcas encontradas no mercado são Moët Chandon, Veuve Clicquot e Dom Pérignon. São bastante conhecidas e ótimos presentes para quem aprecia a bebida.
Viram como é simples? Agora que tudo já está claro, estão todos prontos para um natal e réveillon repletos de brindes, afinal, é tempo de agradecer e celebrar o ano que passou. Que todos vocês tenham boas festas e muito amor nesse encerramento.
Um beijo e até semana que vem!
Janaina