Acredita-se que as brasseries surgiram no final do século XIX e início do XX com o desenvolvimento das cervejarias. Elas eram frequentadas por homens da alta classe que queriam aproveitar o lado bom da vida. Em Paris, as primeiras brasseries surgiram primeiro em torno das estações  rodoviárias e depois foram se espalhando. Hoje, quem mora ou vem a Paris sabe que elas estão por todo lado e  fazem parte da cultura local. Algumas são tão antigas e carregam tanta história que poderíamos compará-las a monumentos históricos.

7865581_5-8mb

Imagem by www.artmajeur.com

Hoje em dia usamos o termo brasserie para falar sobre um café/restaurante que fica aberto durante todo o dia, sem pausas. Lá é possível petiscar e beber uma cerveja, vinho, etc, o dia inteiro, porém, durante o almoço e jantar funciona como restaurante. Ah, e para entender direitinho a diferença entre brasserie, restaurante e bistro, continue acompanhando o blog que já já vai sair um post explicando tudo! Agora é hora de conhecer…

As emblemáticas Brasseries de Paris

Lipp

Considerada uma instituição parisiense, a brasserie Lipp tem 135 anos de história. A cozinha é tradicional de brasserie francesa, lá você e encontra ostras, vitela, muitos pratos com porco, escargots, salmão, tartare de boeuf, etc.2Uma curiosidade, é que a brasserie patrocina um prêmio literário anual, o Prix Cazes, a nomeação acontece desde 1935!

 

preço 3

Endereço: 151 Boulevard Saint-Germain, 75006 Paris

Brasserie Wepler1

Muitos consideram a Brasserie Wepler como um dos melhores restaurantes de Paris para comer ostras, caranguejos, camarões, mariscos e outros frutos do mar. Wepler é uma brasserie do final do século XIX, considerada um ponto de encontro para artistas, jornalistas e escritores. Fica na Place de Clichy, então quando for a Montmartre não deixe de dar uma passadinha por lá. Para ter uma ideia do preço, o Fish and Chips, Sauce Tartare sai por 19,00€.

preço 2

Endereço:  14 place de Clichy, 75018 Paris

La CoupoleUntitled-20

A La Coupole é mais uma brasserie super famosa em Paris. Inaugurada com grande pompa em 1927, conta com decor de inspiração cubista, cheia de mosaicos, pinturas e colunas. Grandes figuras como Picasso, Cartier- Bresson, Buñuel, Hemingway e Jane Birkin eram clientes fiéis da casa. O lugar é enorme, cada coluna mede uns 5 metros de altura e em média 950 pratos são servidos diariamente! A cozinha é tradicional francesa, lá você encontra os clássicos que já falamos aqui! Durante a semana é possível pedir o menu do almoço com drink incluso por 25,00€. Mas fora do menu o preço pode ser bem mais salgado!

preço 2

Endereço: 102 Boulevard du Montparnasse, 75014 Paris

Brasserie La LorraineUntitled-21

Essa brasserie não deixa ninguém com fome, a casa abre às 7h manhã e só fecha de madrugada. Logo na entrada você avista um grande aquário, que já te dá a dica da especialidade da casa: frutos do mar! O ambiente é elegante e tem um terrasse delicioso. Se a casa estiver cheia é possível degustar um delicioso champagne no bar. Os preços são um pouco mais altos que as demais, principalmente se optar pelos frutos do mar.

preço 3

Endereço: 2 Place des Ternes, 75008 Paris

Brasserie Balzar

5347418750_593bcb61e8_b

Balzar foi fundada em 1890 quando o país estava no auge da Belle Époque e irradiava prestígio! Rapidamente tornou-se ponto de encontro de estudantes, filósofos e artistas. Durante a Guerra Fria, respeitou o anonimato de pensadores que debatiam ideias sobre o futuro, foi frequentada por Sartre, Camus e Beauvoir. Ah…se aquelas paredes falassem, não é mesmo? Uma brasserie super tradicional de cardápio simples e típico francês. preço 2

Endereço: 49 Rue des Écoles, 75005 Paris

 

 

Fotos: Divulgação

E você, já testou alguma? Qual sua preferida?

 

 

Share: