Conheça a diferença entre uma mesa formal e informal e aprenda sobre a arte da decoração de mesa. Como montar uma mesa informal para receber amigos e familiares para almoços e jantares com um toque de estilo francês!

Aqui na França estamos em processo de “desconfinamento”. Isso significa que, aos poucos, a população está podendo retomar as atividades sem o isolamento social. Os restaurantes vão abrir só no final do mês, mas com restrições no número de clientes. A tendência, aqui e no mundo, é que as reuniões entre as pessoas queridas sejam mais intimistas e aconteçam com mais frequência dentro de casa.

Eu sempre amei receber pessoas. Como chef, cozinhar para aqueles que eu gosto é um gesto de carinho. Mas além de das refeições em si, há preparativos para fazer com que essas reuniões se tornem ocasiões especiais. Uma das mais importantes é a decoração de mesa.

Aqui na França, a decoração de mesa tem até um nome mais específico. L’art de la table é um conhecimento essencial para quem quer fazer bonito para os convidados! Faz parte da cultura do viver bem, e quem me acompanha aqui ou no Instagram sabe que sem l’art de vivre, a vida não tem graça!

Antes de começar eu gostaria de dizer que se você tem interesse em aprender de verdade como decorar uma mesa, eu ofereço cursos de Dressage de la Table presenciais e online. Nele eu ensino tudo sobre como colocar a mesa para refeições formais e informais e a etiqueta dos pratos, taças, talheres, guardanapos e arranjos de flores. Isso tudo com as coisas que você já tem em casa! Para entrar em contato comigo é só deixar um comentário ou mandar uma DM no Instagram, ou até mesmo mandar uma mensagem no Whatsapp: +33 6 58 00 75 39

Decoração de mesa informal

Apesar do nome, a mesa informal é muito mais elaborada do que você imagina. Além das coisas que serão utilizadas ao longo da refeição (como talheres, taças de vinho e água, guardanapos, etc.), envolve também a escolha da toalha, do arranjo correto e da disposição dessas e outras coisas.

Toalha

Regra número 1: Toalha sempre branca!

Arranjo de flores

Um arranjo com bastante verde confere paz e harmonia à mesa. Tudo bem usar um arranjo artificial como este da foto. Escolha algo neutro, assim ele não vai chamar mais atenção do que deve.

Taças

Ilustração de uma mesa formal

A taça de água é sempre a maior. Ela vem primeiro. As taças de vinho seguem uma ordem e é super fácil de lembrar. Ela vai do mais claro ao mais escuro ao mais claro. Em uma refeição informal, se você for servir apenas um vinho, use apenas duas taças: uma para a água e uma para o vinho!

Sousplat

O sousplat fica a uma polegada da beirada da mesa, durante toda a refeição. Desde a entrada até o cafezinho no final. Essa é a finalidade dele!

Talheres

Comece pela faca para não errar. Ela vai do lado direito, mesmo que você troque na hora da refeição. O garfo fica sempre ao lado esquerdo. A colher e garfo de sobremesa ficam acima do prato. No jantar que ofereci no fim de semana, a sobremesa só precisava de colher. Sem necessidade de garfo ali!

Curiosidade: vocês sabiam que ele foi introduzido e popularizado por Maria Antonieta na corte de Versalhes no século XVII? Antes disso, os reis comiam com as mãos. Era comum ter à mesa um nef, um recipiente onde era mantido um guardanapo úmido para limpar as mãos sujinhas de gordura!

Guardanapo

guardanapo de pano decoração de mesa

Na mesa formal, o guardanapo fica sempre à esquerda. Já na ocasião informal, ele pode ser posto dentro do prato sem problemas. Foi o que eu fiz.

E, para finalizar, deixo vocês com uma frase inspiradora do Brillant Savarin (1755-1826):

“Convidar alguém é cuidar da sua felicidade durante todo o tempo que ele está sob seu teto” (em francês: Convier quelqu’un est se charger de son bonheur pendant tout le temps qu’il est sous son toit”).

Mencionei ela nos meus Stories porque no Sábado comprei Guaraná para os meus queridos convidados. Mesmo não bebendo nenhum tipo de refrigerante há mais de 8 anos, sei da importância de cuidar bem das pessoas que recebo.

Espero ter inspirado vocês com esse post! Para mais dicas de etiqueta e informações sobre o curso de Dressage de la Table, é só me procurar no Instagram ou no Whatsapp!

Um beijo!

Share: