Paris está entre as 5 cidades mais visitadas do mundo, mas não são só os turistas que amam a cidade, Paris também tem sido cenário de filmes famosos ao longo dos anos. Nos filmes, os personagens se apaixonam e vivem grandes aventuras, mas eles também comem! Isso mesmo, os restaurantes da cidade luz também fazem parte das histórias e aqui no PariSabor eles são as estrelas principais.

Vem comigo descobrir os restaurantes em Paris que foram cenário de filmes!

Meia-Noite em Paris – Woody Allen

O filme se passa em Paris e Gil, o personagem principal, é transportado para o passado, mais precisamente para a Belle Époque. A partir daí ele vive várias aventuras na cidade do amor.

Maxims Paris

O Maxim’s é conhecido pelo seu museu e interior em “art nouveau”. É aqui que Gil e Adriana se perdem na Belle Époque. O restaurante é um clássico em Paris, inaugurado em 1893 por Maxime Gaillard, um ex-garçom, ele é um must go para quem ama história e arquitetura. A cozinha é francesa clássica.

Maxim’s : 3 Rue Royale, 75008 Paris

Untitled-3

Esse restaurante é onde Inez, noiva de Gil, janta com os pais no filme. O Le Grand Véfour é outro restaurante histórico em Paris, e é considerado ponto de encontro gourmet  entre a sociedade política, artística e literária parisiense há mais de 200 anos. A cozinha é clássica francesa comandada pelo chef Guy Martin. O restaurante tem 2 estrelas Michelin.

Le Grand Véfour17 Rue de Beaujolais, 75001 Paris

Untitled-2

No hotel 5 estrelas Le Meurice é onde acontece no filme a degustação de vinhos. A cena é gravada no rooftop do hotel, que provavelmente é atendido pela cozinha normal do hotel. Mas o que eu recomendo mesmo é uma visita no restaurante de Alain Ducasse, também localizado dentro do hotel.

Le-meurice-alain-ducasse-paris

O restaurante Le Maurice Alain Ducasse tem 2 estrelas Michelin e claro, cozinha francesa comandada pelo gênio Ducasse.

Le Meurice Alain Ducasse228 Rue de Rivoli, 75001 Paris

O fabuloso destino de Amélie Poulain – Jean-Pierre Jeunet

É claro que o famoso café de Amélie Poulain não podia ficar fora da lista. Amélie, interpretada pela talentosa Audrey Tautou, trabalhava como garçonete no Café des Deux Moulins, que fica no tradicional bairro de Montmartre, onde também se passam outras cenas do filme.

Untitled-4

O café tem menu típico dos cafés parisienses, fórmulas para o almoço, croque-monsieur, etc.

Café des Deux Moulins15 Rue Lepic, 75018 Paris

Gossip Girl – seriado

Ok, tudo bem que Gossip Girl não é filme, mas é um seriado que fez muito sucesso entre os jovens e não poderia ficar fora da lista. O Café de Flore foi frequentado por Serena e Blair no epsódio que as amigas estão de férias em Paris.

Untitled-5

O café é super famoso e tem suas mesas desputadas, fica ao lado do também famoso Les Deux Magots.

Café de Flore172 Boulevard Saint-Germain, 75006 Paris

DD

O Chez Julien é um restaurante super tradicional em uma rua super charmosa em Paris! Chez Julien tem ambiente à luz de velas, acolhedor e intimista com decoração Belle Epoque. A autêntica cozinha francesa do restaurante atrai muitos clientes, por isso não deixe de fazer uma reserva antes de ir!

Chez Julien1 Rue du Pont Louis-Philippe, 75004 Paris

O Turista – Florian Henckel von Donnersmarck

O filme O Turista com o Angelina Jolie e Johnny Depp tem cenários incríveis pela Europa, inclusive em Paris. Uma das cenas do filme foi gravada no restaurante Le Nemours.

LE NEMOUS

O resto conta com cardápio clássico francês e preços bem acessíveis. Convenientemente localizado entre o Louvre e os jardins do Palais Royal, o Nemours tem um terrasse delicioso sob colunas históricas da Place Colette.

Le Nemours: 2 Place Colette, 75001 Paris

Intocáveis – Olivier Nakache e Éric Toledano

Intocáveis foi o filme mais visto na França em 2011 e tem a terceira maior bilheteria da história francesa! Fica atrás somente de Titanic e Bienvenue chez les Ch’tis. Uma das cenas dos amigos foi feita no famoso café Les Deux Magots. O  café conta  com um disputado terrasse em um dos pontos mais nobres de Saint-Germain. Uma dica? Peça o chocolate quente de lá, é delicioso!

os intocaveis

Les Deux Magots: 6 Place Saint-Germain des Prés, 75006 Paris

Bastardos Inglórios – Quentin Tarantino

Bastardos Inglórios foi o último grande filme a ter uma cena filmada no Bistrot Renaissance. Desde a sua criação em 1903, o Bistrot já chamou a atenção de inúmeros cineastas como Claude Zidi, Quentin Tarantino, Michel Deville, Claude Chabrol e muitos outros. Até a musa francesa Jane Birkin e a americana Jodie Foster  já passaram por lá…esse

Bistrot Renaissance112 Rue Championnet, 75018 Paris

Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu? 

 

 

O filme Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu? (em português, Que mal eu fiz a Deus?) é uma comédia divertidíssima francesa.

le grand colbert

Uma cena do filme se passa dentro do restaurante Le Grand Colbertum clássico em Paris. O nome é em referência a Jean-Baptiste Colbert, controlador geral das finanças da França durante o reinado de Louis XIV. Graças à excelente cozinha tradicional francesa aliada à história do restaurante, as mesas do Le Grand Colbert costumam estar sempre ocupadas. Ah, e quando for ao restaurante, não esqueça de fazer um passeio pela linda galeria Vivienne, é do lado!

Le Grand Colbert2 Rue Vivienne, 75002 Paris

 

Qual é o seu restaurante de cenário de filme preferido?

Beijos e continuem acompanhando o PariSabor no Instagram! Sempre muitas novidades do mundo da gastronomia francesa.

À bientôt

 

Janaina

 

 

 

Share: