Saiba tudo sobre a história, o ambiente e os restaurantes na Place des Vosges

Localizada no Marais, um dos mais charmosos e tradicionais bairros da capital francesa, a Place des Vosges dificilmente passa despercebida. Apesar de ser uma praça pequena, ela é definitivamente um marco parisiense. Construída entre 1605 e 1612, a Place des Vosges é a mais antiga praça planejada da cidade de Paris. Com seus quatro quadrantes divididos por caminhos, o espaço verde é um pequeno oásis de tranquilidade que fica bem no meio do caminho entre o Marais e a Bastilha. A Place des Vosges iniciou desenvolvimentos subsequentes de Paris que criaram um ambiente urbano adequado para a aristocracia e nobreza francesas. Chique, né?

Corredores debaixo das abóbodas nos edifícios adjacentes à Place des Vosges – Wikipedia

Os edifícios adjacentes também merecem destaque. As fachadas idênticas feitas de tijolos vermelhos e telhados em ardósia azul são de tirar o fôlego. Impressionantes também são os corredores do térreo, que ficam entre magníficas abóbodas medievais. Hoje são ocupados por restaurantes, casas de chá e galerias de arte – muitas. A área ao redor também é mantida sob regulamentos rigorosos de zoneamento pelo governo da cidade, que tem como objetivo proteger a aparência da praça. É uma das pérolas de Paris.

Algumas figuras marcantes tiveram residência na Place des Vosges, a mais conhecida é sem dúvida Victor Hugo.

O escritor Victor Hugo  tinha 30 anos de idade quando ele e sua esposa Adèle alugaram um espaço de 280m² no segundo andar do número 6 da praça. Durante os dezesseis anos em que viveu lá, Victor Hugo escreveu algumas de suas grandes obras, inclusive grande parte de Os Miseráveis.

casa victor hugo

Casa Victor Hugo Foto Maison Victor Hugo

Hoje, um museu dedicado ao autor fica no local onde ele viveu. Lá acontecem visitas, conferências e oficinas para crianças. Uma rica biblioteca também é aberta ao público, mediante agendamento.

E para aproveitar bem o dia na Place des Vosges, que tal sentar em um dos restaurantes com vista para a praça e observar as pessoas e o ambiente? Aqui vão algumas dicas:

Restaurantes na Place des Vosges

Restaurant Anne (Hotel Le Pavillon de la Reine)

 

Restaurant Anne

Restaurante Anne foto: Restaurant Anne

O nome faz homenagem a Ana da Áustria, rainha da França e esposa de Luís XIII. O restaurante estreado com 1 estrela no Guia Michelin,o chef Mathieu Pacaud oferece cozinha clássica e meticulosa em um ambiente íntimo e romântico. As refeições são servidas no salão da biblioteca ou, em dias ensolarados, no jardim do pátio. O restaurante oferece uma excelente carta de vinhos. Abre de quarta a domingo.

L’Ambroise

Restaurant Ambroise

Restaurant L’Ambroise Foto Resutaurant L’Ambroise

Imperdível, é o que dizem as três estrelas Michelin premiadas ao L’Ambroise. Segundo o mais respeitado guia gastronômico, “Ambrosia era o alimento dos deuses no Monte Olimpo. Sem dúvida, a culinária de Bernard Pacaud atinge alturas semelhantes, com sua explosão de sabores, sua abordagem científica e sua perfeita execução. Classicismo incomparável e um banquete imortal para os sentidos no cenário majestoso de uma casa na Place des Vosges.” Não dá para dizer mais!

Ma Bourgogne

restaurant ma bourgogne

Restaurante Ma Bourgogne Foto: Restaurant Ma Bourgogne

Para uma tradicional refeição francesa, indico a brasserie Ma Bourgogne. Inaugurado na década de 1920 como um simples café tabac, o Ma Bourgogne tem uma herança culinária diferente das cervejarias da Alsácia. Aqui você descobrirá a cozinha du terroir da França, os pratos saudáveis da Borgonha, Auvergne e a zona rural de Beaujolais, com deliciosas especialidades diárias.

Carette

O Carette é um salão de chá que propõe uma cozinha francesa simples e saborosa. Sendo você um auto-declarado gourmand ou apenas curioso, irá certamente desfrutar os doces, folheados e sobremesas!

Agora me conta, qual destes você vai escolher?!

Share: