Vinho nouveau beaujolais
Olá, queridos!
Tem um tempinho que não apareço por aqui, né? Mas prometo que isso vai mudar. Agora, toda sexta-feira, teremos um post novo cheio de dicas gostosas para vocês. Deixem seus comentários aqui ou no Instagram @parisabor o que vocês gostariam de saber. Quem sabe não falo sobre? Inclusive, aproveitando o clima de final de ano, vim falar sobre vinhos. Em específico, o Nouveau Beaujolais.

O novo Beaujolais ( Le nouveau Beaujolais)

Feito da uva conhecida como Gamay, na cidade de Lyon e próximo à região Mâcon, o Beaujolais é um tipo de vinho tinto, mas se feito com uvas Chardonnays, também pode ser branco.
Ele pode ser produzido em quatro diferentes tipos: Beaujolais, Beaujolais Nouveau, Beaujolais-Village e Beaujolais Cru, sendo os dois primeiros mais leves e refrescantes e os dois últimos mais complexos e estruturados.

Beaujolais Nouveau

Uma curiosidade

é que, devido à alta demanda do Beaujolais Nouveau, por alguns anos a sua produção teve um aumento exorbitante, que prejudicou a qualidade da bebida. Durante muito tempo, a reputação desse tipo de vinho ficou prejudicada e, só agora, com muito marketing e reestruturação, os produtores vêm reconquistando sua clientela.
A cada ano, na terceira quinta-feira de Outubro, sai uma nova edição do vinho, que fica disponível para compra na metade do mês seguinte. Para comemorar o lançamento do novo sabor, são feitos vários eventos e festas e, depois, é possível degusta-lo em restaurantes, adegas e bares.
 
Abaixo, vou deixar o link de um site que informa onde provar ou adquirir seu Beaujolais em Paris, na França, Bélgica e ao redor do mundo. Ele pode, inclusive, ser encontrado em algumas regiões do Brasil, para quem está por aí e quer experimentar o gosto frutado dele.
Já quero um na minha casa para ontem, e vocês?
Um beijo e até a próxima!
 À bientôt
Janaina
Share: