Conheça melhor as outras gastronomias de Paris

A França é um dos polos da gastronomia mundial. A sua capital é uma cidade vibrante que abriga os mais variados tipos de cultura e culinária, provenientes de diversos cantos do globo. Hoje vamos conhecer as outras gastronomias de Paris. Restaurantes com cozinhas à parte da cultura francesa, mas que se destacam em qualidade e sabor em meio às iguarias Parisienses.

Veja abaixo onde encontrar essas culinárias não tipicamente francesas em Paris.

As Outras Gastronomias de Paris: um pequeno guia

A Pequena Tóquio na Rue Sainte-Anne

A rue Sainte-Anne abriga grande parte da cultura japonesa em Paris.  Entre o Louvre e a Ópera, perto do Palais Royal fica a rua estreita repleta de restaurantes, mercearias, papelarias e livrarias japonesas. Lugar perfeito pra quem gosta de chá, tofu, quinquilharias e comida japonesa de qualidade.

Eu gosto de caminhar pela rue Sainte-Anne, escolher um restaurante entre as várias possibilidades nas ruas adjacentes, comprar chá e tofu nas mercearias e visitar as papelarias e livrarias. Recomendo o Kunitoraya, pequeno restaurante japonês citado pelos principais guias gastronômicos de Paris. O endereço é 5 Rue Villédo, 75001.

A Pequena Ásia

O Quartier Asiatique é o maior centro cultural e comercial da comunidade asiática de Paris. Fica no 13º arrondissement. Apesar do seu status de Chinatown, o bairro tem uma grande população vietnamita, lao e cambojana. Entre a rue de Tolbiac e o Boulevard Masséna, as ruas são repletas de restaurantes asiáticos de diferentes origens, supermercados, lojas de conveniência e o famoso McDonald’s chinês.

A Fusão Asiática de Belleville

Entre as estações de Ménilmontant e Colonel Fabien, é possível encontrar incontáveis restaurantes especializados em Pho, talvez o mais famoso dos pratos vietnamitas. Se você descer na estação de Belleville, vai encontrar também vários mercados especializados em comidas chinesas, coreanas e de outras partes do continente asiático. Explorando as ruas da região, é possível encontrar gyozas inesquecíveis!

A Pequena Índia em La Chapelle

Ao norte do 10º arrondissement, as ruas vibrantes de La Chapelle são provavelmente as mais coloridas de Paris. O motivo são as lojas de roupas e as cantinas de Pequena Índia. Um passeio pela rue Louis Blanc irá te transportar para um outro mundo. Ande com calma e espie as vitrines das lojas, experimente as samosas e toda a variedade de lanches que as outras gastronomias de Paris podem te proporcionar. O supermercado G and Co oferece produtos indianos, paquistaneses e mauritanos. É um ótimo lugar para passar o tempo e descobrir novos ingredientes!

Um pedaço da África em Château Rouge

 

Pode-se dizer que Chateau Rouge é um pedaço da África dentro do Paris, que fica localizado no 18º distrito.  Dentro da estação de metrô com o mesmo nome já é possível perceber a grande diversidade de povos: árabes, indianos e, principalmente, os mais diversos de origem do continente africano. Nessa região é possível encontrar em lojas tecidos dos mais variados com estampas coloridas e tribais, assim como bijuterias e objetos de decoração.

O quarteirão da rue Goutte d’Or abriga o mais conhecido mercado africano da França: o Dejean. Comidas típicas africanas podem ser encontradas nos restaurantes dessa região. Dentre os muitos restaurantes africanos, destacam-se o Waly-Fay, com gastronomia vinda direta do Senegal. Pratos tradicionais da África Ocidental: accra (bolinho de feijão), mafé (guisado), thiep (arroz senegalês), yassa (molho de cebola e mostarda), ndolé (pasta de espinafre, amendoim e camarão) são encontrados aqui. Enquanto no Rio dos Camarãos, restaurante africano com 15 anos de tradição, inaugurado por Alexandre e Vicky Bella possui outras receitas tradicionais da África.

O Marais Judaico Carregado de História

O quartier histórico do Marais é imperdível. Apesar de hoje ser o centro da gentrificação de Paris, seu espírito permanece lá. O L’As du Fallafel é uma das mais emblemáticas paradas para reabastecer na cidade. Sempre tem uma fila na porta e não é à toa: a receita tradicional de falafel agrada a todos, inclusive os vegetarianos mais estritos. Mata a fome depois de um longo passeio à pé com os bolinhos de grão de bico fritos e uma deliciosa salada. As pequenas ruas e becos ao redor também são um charme!

Share: