Hotéis Palácio de Paris

Conheça os hotéis Palácio de Paris, estabelecimentos tão luxuosos que receberam a distinção acima das 5 estrelas. Eles todos oferecem experiências gastronômicas únicas e inesquecíveis!

Na indústria hoteleira da França, o termo “palácio” é particularmente reservado para certos estabelecimentos. Em sentido estrito, é especificamente usado para descrever um hotel de luxo. 

Em 2010, o título foi oficialmente designado pela Atout France, a agência de turismo francesa, como uma forma de classificar determinados hotéis do país. Quase metade deles estão localizados em Paris.  

A designação é concedida exclusivamente a hotéis cinco estrelas que oferecem o mais alto nível de serviço aos seus clientes. No final de agosto de 2017, dos 343 hotéis que aplicaram para a categoria, apenas 24 conseguiram a distinção. 

Como obter a distinção de Palácio?

Os estabelecimentos que desejam receber a distinção do Palácio devem passar por duas etapas obrigatórias:

Primeiro há o exame da inscrição, realizado pela Atout France.  Ele verifica se os critérios de elegibilidade foram respeitados, como classificação de 5 estrelas, existência de um spa, uma equipe poliglota, serviço de concierge e todas as outras exigências de um hotel de luxo.

A segunda etapa acontece com uma apresentação em frente a um painel de personalidades. 14 membros do mundo da literatura, das artes, da cultura, da mídia e do mundo dos negócios decidem se o estabelecimento pode ou não aspirar à distinção de Palácio em termos de vários critérios indispensáveis. Eles avaliam a beleza do lugar, sua condição de patrimônio histórico, o alto padrão de serviço, a gastronomia e ambientação para dar uma opinião determinante.

Paris conta atualmente com 12 hotéis palácio. E se você quiser fazer uma refeição digna deste nome, aqui está uma lista de todos eles:

Os 12 hotéis Palácio de Paris

Le Meurice 

Hotéis Palácio de Paris

Le Meurice Alain Ducasse – Foto: Divulgação

O Le Meurice fica no coração de Paris. Convenientemente localizado na Rue de Rivoli, em frente ao Jardin des Tuileries, ele é o primeiro hotel de luxo da cidade, inaugurado em 1835. 

A poucos passos da Place Vendôme e da Rue Saint-Honoré, onde há uma abundância de butiques de luxo e de jovens designers, o Le Meurice é uma fonte inesgotável de inspiração para todos os que amam a cultura, a emoção e as sensações da capital francesa.

Mandarin Oriental 

Hotéis Palácio em Paris

Sur Mesure par Thierry Marx – Foto: Divulgação

O Mandarin Oriental Paris, tem uma localização privilegiada na Rue Saint-Honoré e a poucos passos da Place Vendôme.

Um jardim de camélias no pátio interno oferece refeições ao ar livre e é um verdadeiro oásis de paz no coração da cidade. Suas opções gastronômicas incluem o restaurante com duas estrelas Michelin, Sur Mesure par Thierry Marx, Camélia, The Cake Shop e Bar 8, todos com a direção culinária e olhar executivo do chef.

Park Hyatt Paris-Vendôme 

A Mesa do Chef pode ser reservada para até 6 pessoas no Pur’ – Foto: Divulgação

O Park Hyatt Paris-Vendôme é o hotel Palácio mais contemporâneo de Paris. O hotel está em uma localização ideal no coração da cidade, na prestigiada Rue de la Paix, também perto da famosa Place Vendôme. O designer de interiores Ed Tuttle combinou sutilmente o classicismo francês com o design contemporâneo.

A cozinha criativa do chef Jean-François Rouquette é servida no restaurante gastronômico Pur ‘.

Hôtel Lutetia

Localizado no coração da icônica Saint-Germain-des-Prés, o Hotel Lutetia reabriu suas portas em 2018. Fundado em 1910, o hotel tem sido o ponto de acesso de alguns dos maiores artistas do século XX, como Ernest Hemingway, Joséphine Baker, Pablo Picasso e vários outros. 

Após quatro anos de reforma, dirigida pelo arquiteto Jean Michel Wilmotte, o novo Lutetia combina patrimônio e modernidade. A vista das suítes mais exclusivas nos andares de cima contam com uma vista imbatível de 360º da cidade.

O hotel oferece uma grande variedade de restaurantes, como o Salon Saint-Germain e o Orangerie, um lounge exclusivo para fumantes e a Brasserie Lutetia, gerenciada pelo chef Gérald Passedat, com três estrelas Michelin.

Plaza Athénée 

Alain Ducasse au Plaza Athénée – Foto: Divulgação

O hotel Plaza Athénée, além de ter a distinção ‘Palácio’ é certificado também como ‘Excel Place’ e recebeu o selo Entreprise du Patrimoine Vivant (Living Heritage Company).

Este palácio tipicamente parisiense é uma combinação perfeita de inovação e tradição. Ele fica localizado convenientemente na Avenue Montaigne, a poucos passos dos Champs Elysées, dos cais do Sena e da Torre Eiffel.

Na cruzamento da moda, entretenimento e negócios, o Plaza Athénée irradia charme, requinte e cordialidade desde 1911, atraindo uma leal clientela  parisiense e internacional. Decoração, gastronomia e estilo de vida são celebrados em uma decoração mágica com tons de “vermelho Plaza”.

Alain Ducasse, o renomado chef com três estrelas Michelin, é responsável pelos 5 restaurantes do hotel. Em cada um deles é possível experimentar um dos tipos de cozinha mais sofisticados do momento, cada um a seu tipo.

Le Bristol

Epicure, no Le Bristol – Foto: Divulgação

O Le Bristol é um hotel icônico de Paris, reconhecido pelo seu serviço e refinamento exemplares. Situado na famosa Rue du Faubourg Saint-Honoré, no centro da área de moda e artes da cidade, o hotel recebe clientes privilegiados desde 1925, com 188 quartos e suítes totalmente renovados, decorados em puro estilo do século XVIII. 

Todos os dias o chef Eric Frechon, com três estrelas no guia Michelin reinventa a culinária neoclássica francesa em seu restaurante gastronômico Epicure. A luxuosa cervejaria 114 Faubourg, com uma estrela Michelin, é um verdadeiro jardim de delícias com uma atmosfera parisiense acolhedora. Já o Le Bar du Bristol tornou-se um local imperdível para os saraus franceses.  No 6º andar, a piscina oferece uma vista panorâmica sobre os telhados de Paris.

Four Seasons Hotel George V 

Le Cinq, no Hotel George V – Foto: Divulgação

Com criações florais de tirar o fôlego, 3 restaurantes com estrelas Michelin (um feito inédito na Europa!), apartamentos com charme tipicamente parisiense, terraços com vista para a Cidade Luz e um serviço caloroso e acolhedor, o Four Seasons Hotel George V é uma lenda parisiense.

Royal Monceau 

Matsuhisa Paris – Foto: Divulgação

A apenas 2 passos do Arco do Triunfo e dos Campos Elísios, o Royal Monceau é um Palácio de 5 estrelas e distinto, com 149 quartos e suítes espaçosos e luxuosos. Projetado por Philippe Starck, a arte é onipresente nas diferentes áreas do hotel, com um Concierge de Arte exclusivo, uma livraria de artes, uma galeria de arte, um cinema com 99 lugares e uma impressionante coleção de arte privada.

Os restaurantes também são movidos por um espírito criativo que inspira todo o hotel. Da animação do Bar Long até os diferentes restaurantes, o renomado chef Nobu Matsuhisa escolheu este palácio parisiense para abrir o ‘Matsuhisa Paris’, no qual combina receitas tradicionais japonesas com influências da culinária peruana. Já o restaurante italiano “Il Carpaccio” combina iguarias gourmet e convívio animado; e, finalmente, a culinária do La Cuisine recebe café da manhã e brunches elegantes.

Detalhe imperdível: as criações originais de Pierre Hermé, cujos doces, macarons e chocolates sublimes são oferecidos durante todo o ano à la carte. 

La Réserve Paris Hotel and Spa 

Le Gabriel no hotel La Réserve Paris – Foto: Divulgação

O La Réserve Paris-Hotel and Spa é um estabelecimento de luxo a poucos passos da Avenida dos Champs-Élysées. O edifício do século XIX foi decorado por Jacques Garcia, com piso em parquet no estilo Versalhes, grandes proporções, lareiras em mármore e muito, mais. Os hóspedes deste excepcional hotel de luxo podem desfrutar de um spa Nescens, piscina coberta, bar e biblioteca, além de uma deliciosa culinária francesa no restaurante Le Gabriel. 

Hôtel de Crillon 

O salão romântico do L’Ecrin – Foto: Divulgação

Com vista para a Place de la Concorde, o Hôtel de Crillon foi construído a pedido de Luís XV, em 1758, o hotel foi transformado em palácio em 1909. Desde então, já recebeu grandes homens e mulheres: Theodore Roosevelt, Charles Chaplin, Andy Warhol, Bono, Juliette Binoche, Taylor Swift e até ícones como Madonna e Michael Jackson. 

O Hôtel de Crillon também foi palco de grandes eventos mundiais, como a assinatura da criação da Liga das Nações em 1919, a designação de Orson Welles como Chevalier des Arts et des Lettres e Presidentes dos Césares e a promoção de o filme Maria Antonieta de Sofia Coppola.

Conhecido há muito tempo pela elegância da sua culinária, as cozinhas do Hôtel de Crillon são presididas pelo chef Christophe Hache, com culinária de todo o mundo, e pelo chefe de pastelaria Jérôme Chaucesse, vencedor da competição Meilleur Ouvrier de France para confeiteiro de pastelaria em Março de 2015, após intenso trabalho de preparação e muitos testes.

Shangri-La Paris 

L’Abeille – Foto: Divulgação

O primeiro estabelecimento europeu do Shangri-La Hotels and Resorts, o Shangri-La Hotel Paris abriu suas portas em 17 de dezembro de 2010, no local da antiga mansão do príncipe Roland Bonaparte, totalmente reestruturada pelo arquiteto Richard Martinet e decorada por Pierre-Yves Rochon. Oferece 100 quartos (cada um com 47m² em média), incluindo 36 suítes (entre 50 e 300m²) com vistas excepcionais da Torre Eiffel e do rio Sena.

Seus dois restaurantes gourmet estrelados são o L’Abeille, com duas estrelas Michelin, que serve culinária francesa, e o Shang Palace, com uma estrela, especializado na cozinha cantonesa. Já o La Bauhinia oferece uma mistura refinada de cozinha francesa e do sudoeste asiático. Um bar de coquetéis e três salões encantam com sua decoração autêntica do Império.

The Peninsula Paris

L’Oiseau Blanc – Foto: Divulgação

O grupo Peninsula Hotels fez uma entrada notável na Europa com a abertura da Peninsula Paris. 

Este hotel, inaugurado em de agosto de 2014, redefine os padrões de design, luxo e conforto e marca uma nova etapa no desenvolvimento da marca, trazendo um nível de refinamento sem precedentes à Cidade Luz.

O Peninsula Paris fica a poucos passos do Arco do Triunfo e de alguns dos monumentos, museus e boutiques de luxo mais famosos do mundo.

O hotel é abrigado em um edifício parisiense clássico do final do século XIX, com inúmeras características Haussmanianas e neoclássicas, que abrigava inicialmente um dos hotéis mais luxuosos de Paris, inaugurado em 1908. O edifício cheio de história foi restaurado com cuidado sutil até o momento para oferecer um nível excepcional de conforto apropriado para o século XXI. 

Share: