A Occitanie é a região mais ao sul da França. O território é enorme, ocupa quase um terço do país. Você provavelmente já ouviu falar das maiores cidades que fazem parte de Occitanie, elas são Toulouse, Montpellier e Nîmes — que tem um time de futebol famoso com o mesmo nome.

Ela faz fronteira com a Espanha e tem um litoral no Mar Mediterrâneo, dizem que faz sol 300 dias ao ano por lá!

Mas como se trata de um vasto território, há lugares montanhosos além de muitas cidades perto da praia. A gastronomia de Occitanie, portanto, varia de acordo com essas regiões. Muitos pratos com frutos do mar perto do litoral, e queijos e carnes já perto das montanhas. Ervas como o tomilho e o alecrim dão harmonia e sabor às receitas.

A Occitanie é também a maior produtora de vinhos da França, um fato muitas vezes ignorado!

Aqui vão algumas especialidades culinárias de Occitanie que você deve conhecer caso esteja na região, ou apenas curioso mesmo. A França é cheia de segredos que vale a pena saber mais!

Cassoulet

Foto: ignis / CC BY-SA 

Original da região de Castelnaudary-Languedoc, o Cassoulet é um cozido de feijões brancos com carnes diversas. O mais comum é achar com carne de porco e salsichas. Mas também é pode ser feito com carne de ganso, pato e até de ovelha.

Ragout d’Escarbilles

Ragout – Foto: La Ruche qui dit Oui

O nome original significa algo como “ragout de sobras”. É aquele típico cozido de domingo que leva tudo o que sobrou durante a semana. Mas não se enganem, se trata de um delicioso cozido muito bem temperado com as especiarias da região. Ele leva cenoura, cogumelos, azeitonas verdes, batatas e carnes. O prato ensopadinho e rico em nutrientes é perfeito para o inverno.

Tielle

especialidades culinárias de Occitanie

Tielle à la Sétoise – Foto: Magnon’s Meanderings

Também conhecida como Tielle à la Sétoise, essa torta de polvo com um molho de tomates picante é feita com uma massa tradicional porém acrescida de vinho branco e azeite de oliva. Ela também leva azeitonas pretas e tomilho. É uma verdadeira iguaria! Ela pode ser comida fria ou morna.

Moules farcies à la Sétoise

moules farcies gastronomia de Occitanie

Moules farcies – Foto: Isa et sa Table

Mexilhões recheados também são uma especialidade de Sète. Se trata de uma receita tradicional, adorada pelas famílias e também conhecida como “prato de domingo”. Ela é preparada em três etapas: primeiro se cozinham os mexilhões, depois se prepara o recheio e, por fim, o molho.

O recheio é feito de carne moída ou recheio de linguiça, salsinha, alho, ovos, pão, sal e pimenta. Já o molho é feito de tomates, cebola e vinho branco. Também é servido com um aïoli cremoso. Imperdível!

Roquefort

especialidades culinárias de Occitanie

Queijo Roquefort da região de Occitanie – Foto: Triplancar

O famoso queijo azul é acompanhamento perfeito para qualquer refeição francesa. Ele é também uma das grandes pérolas da gastronomia de Occitanie! A receita existe desde o século XI. Feito de leite de ovelha e penicillium roqueforti, ele está hoje presente por toda a França e em várias partes do mundo. É um queridinho! Mas se você estiver por Occitanie, vale a pena experimentar os queijos dos produtores locais.

Le Gâteau à la Broche

especialidades culinárias de Occitanie

Le Gâteau à la Broche – Foto: Vue sur les Pyrénées

Este “bolo no espeto” parece uma árvore de natal. Antigamente, ele era feito em uma lareira. Hoje já existem métodos mais modernos para a produção desta delícia de formato curioso. A massa líquida lembra um pouco a de panquecas, e ela é derramada aos poucos em um pino com forma de cone, que gira perto da fonte de calor, até que asse por inteiro. O processo é repetido várias vezes até que várias camadas sejam formadas. O resultado final é uma massa dourada e levemente crocante, polvilhada com açúcar de confeiteiro.

Como é feito o gâteau à la broche – Foto: Culture Crunch

Se você estiver pelo sul da França e provar qualquer uma dessas delícias, não esqueça de me marcar no Instagram! @Parisabor — quero saber aonde você comeu e se estava gostoso! Te vejo por lá!

Share: