Descubra o refeitório de Paris na Igreja de Madeleine!

A Igreja de Madeleine é um dos lugares mais surpreendentes de Paris. Ela tem uma arquitetura curiosa, um interior de tirar o fôlego e um refeitório sem fins lucrativos que funciona com a ajuda de voluntários e oferece refeições a preços super acessíveis! 

A história também é bem interessante, fica comigo que você vai entender:

Uma breve história da Igreja de Madeleine

A construção se deu início em 1764, mas o arquiteto responsável morreu alguns anos depois. O próximo arquiteto decidiu destruir toda a estrutura e começar um novo templo do zero em 1777.

Quando a Revolução Francesa eclodiu as obras foram paralisadas. O pessoal precisava decidir o que fazer com o projeto, já que o novo movimento político destituiu os poderes da monarquia e da Igreja Católica.

Foi aí que Napoleão decidiu demolir também a segunda construção. Ficou decidido que no local seria erguido um prédio inspirado em um templo antigo em homenagem à Marinha Francesa. Dessa vez o projeto seguiu até o fim.

Maaaaas – com a queda do regime de Napoleão, em 1842, foi finalmente transformado em uma igreja. Ela é uma homenagem à Santa Maria de Madalena. Ufa!

Como surgiu o refeitório

Como quase todo monumento na cidade, o refeitório de Paris também tem sua história que envolve um movimento político. Durante as revoltas de 1968, a Igreja abriu suas grades para os isolados para que pudessem fazer refeições com calma – a cidade estava em verdadeiro estado de caos.

No ano seguinte surgiu a associação Foyer de la Madeleine, que é o queridinho refeitório de Paris. Os voluntários da associação servem um almoço completo e saudável por um preço super acessível.

São almoços com entrada, prato principal e sobremesa.

O preço para visitantes é 16 euros, mas se você pagar a carta de adesão anual (que custa 7 euros e ajuda a manter os custos da cozinha), a refeição sai a 9 euros!

refeitório de Paris Madeleine foyer

Foto: Divulgação

Leia também: Restaurantes veganos em Paris

Como funciona o refeitório de Paris

O refeitório é aberto a todos e fica localizado no porão da igreja. Os voluntários são super receptivos, inclusive com quem não fala francês. A comida é tradicional francesa, com ares de caseira. É bom chegar cedo porque o lugar enche rápido! Você será recebido pelo atendente do caixa e fará o pagamento antes de  comer.

E eu recomendo pagar a adesão anual, afinal, o trabalho que eles fazem é super importante e o preço final não vai ser tão diferente! E é claro, visitar a igreja. Quem vê ela de fora não tem ideia de como ela é por dentro!

Infos:

E quando você for fazer esse super programa cultural e gastronômico, não esquece de me marcar no Insta! @PariSabor 😉

Te vejo em Paris!

Share: