Localizado no 19 distrito de Paris, o Canal d’Ourcq  no verão transforma-se em um gigantesco parque de atrações para todas as idades.

A Décima terceira edição do Verão  no canal, uma inicitativa de Prefeitura de Paris (Paris Plage)  junto com a Secretaria de Turismo do Departamento 93 Seine Saint-Denis, com o propósito de animar as férias de verão dos parisiense, oferecendo várias atividades festivas e culturais gratuitas ou a baixo custo: ateliês, atrações aquáticas e até passeios de barco (cruzeiro  pelo Canal d’Ourcq).

A convite do Oficce do Tourimo do 93, embarquei no cruzeiro de Paris a Bondy. A construção do canal comecou em 1802 e terminou em 1825. O projeto foi desenhado por Pierrer-Simon Girard. O objetivo do canal era abastecer Paris com água potável. O passeio tem aproximadamente 1h45 de percurso. Passando por 4 cidades do subúrbio de Paris (Pantin, Bobigny, Noisy le Sec e Bondy). Ao longo do passeio podemos apreciar a Street Art e os TAGs. Esse ano o México foi homenageado como tema. O TAG nasceu nos Estados Unidos nos anos 60 e chegou na França no anos 60.

Pouco antes de sair de Paris, podemos apreciar “Le pont Levant de Crimée”, a ponte levadiça de Crimée, que se levanta para que os barcos possam passar.

Uma das obras Street Art que mais me chamou atenção foi sem duvida a obra do Artista BK Foox, um retrato da atriz francesa Marion Cottiard. O artista tem uma grande adimração pela a artiz e pelo seu engagamento nas causas ambientais. Em 2008 ela ganhou o Oscar de melhor atriz com o fime La Môme.

Marion - BK Foxx © Seine-Saint-Denis Tourisme Canal d'ourcq

Marion – BK Foxx © Seine-Saint-Denis Tourisme

A impresionate obra de Impertiez da China (completo) realizado pela artista Fin Dac em 2018. Devido a problemas de estrustura do predio so podemos ver metada da obra.

Imperatriz Nühuáng Canal d'Ourcq

Imperatriz Nühuáng

TEMA MEXICO 

Esse ano o México é o tema oficial do Canal d’Orucq. A exposição de Alebrijes & Mexicraneos conta 20 obras que celebram a cultura popular mexicana no Parc de la Villete e várias pinturas nos muros ao longo do Canal.

 

A trasfomação do Canal d’Ourcq

As cidades estao estao insvetindo muito no setor imobiliário ao longo do canal. Às margens é possivel andar de bicicleta e também ver a transformação das ciddades com os novos projetos imobiliários.

 

Ao final do passeio tivemos um cesta de piquenique e acesso ao cinema ao ar livre no Parque de la Vilette.

 

 

Informações :  L’Ete du Canal

Quando : do 18 de julho ao 20 de Setembro 2020

Site : tourisme9www3.com

Reservacao   – cruzeiro

Local : Canal d’Ourcq

Site : www.parisexplore.com

Duraçao : 1h45

Metro : Jaurés Linha 5 e 2

Depois desse passeio sensancional pelo Canal d’ourcq, convido você a ler nosso artigo sobre os outros passeios de barco  em Paris.

A bientôt,

Janaina

 

Share: