O ano começa já com uma tradição francesa, a Galette des Rois, que é uma torta famosa em toda a França. Posso garantir para vocês que a Galette dos Reis é a torta queridinha dos franceses no inicio do ano. A Galette deve ser consumida em família no dia 6 de janeiro para a celebração da Epiphanie (Dia de Reis).

Galette des Rois

La Galette des Rois

O que é a Epiphanie

A Epiphanie é a comemoração da visita dos três reis magos ao menino Jesus. A Galette des Rois representa os presentes que foram oferecidos pelos reis magos a Jesus, como ouro, por exemplo. A Galette tem diversos tamanhos e recheios e é um dos mais antigos e famosos produtos da pâtisserie francesa.

 

A Tradição da Galette des Rois

Existe um pequeno ritual que deve ser seguido para o momento de consumação da Galette des Rois… Sem sombra de dúvidas, mais do que uma simples pâtisserie francesa, a Galette é um momento de confraternização entre família e/ou amigos, Vamos ao ritual…

A Galette deve ser cortada em várias fatias de pedaços iguais ao número de presentes no dia, e cada membro da família e/ou amigos vai receber uma fatia, Dentro da Galette existe uma fava (um pequeno boneco) escondida. Quem conseguir a fava é sorteado o Rei da Epiphanie, logo a pessoa se torna um Rei esse dia e tem o direito de ficar com a coroa dourada de papelão que acompanha todas as Galettes. Porém, o rei tem a obrigação de providenciar a Galette do próximo ano.

Galette des Rois e fava

Para a distribuição dos pedaços existe uma regra também. O mais jovem da família deve se sentar debaixo da mesa. Em seguida, ele escolhe de forma aleatória a ordem das pessoas que vão receber cada fatia. A criança ou o jovem que está debaixo da mesa representa o Deus Apollo (Phébé). Este usa da sua inocência para distribuir com justiça os pedaços da Galette e escolher o Rei de forma justa e imparcial. Algumas famílias costumam cortar uma fatia extra da Galette, cuja é chamada de “parte do pobre” ou “a do Bom Deus” essa fatia é reservada aos visitantes imprevistos. 

Galette des Rois e coroa

Galette des Rois e coroa

Conheça também a bûche de Noel, a famosa torta francesa de Natal.

Curiosidade

No ano de 1870 as favas foram todas substituídas por pequenos bonecos de porcelana e existem também de plástico. Essa é uma tradição queridinha dos franceses. E por isso, muitos fazem verdadeiras coleções desses bonecos, que são guardados como símbolos da boa sorte.

Então, agora que vocês já conhecem mais sobre a Galette des Rois, não deixem de passar em alguma pâtisserie e comprar a sua Galette des Rois para confraternizar com a sua família ou mesmo com seus amigos próximos.

 

Bonne année à tous !

 

Janaina

Share: