A história do chantilly

A invenção do famoso creme é muitas vezes atribuída ao grande chef francês Vatel que trabalhou nas cozinhas do Château de Chantilly. Em abril de 1671, ele foi encarregado de organizar uma festa para o Duc de Condé, dono do château, e seu primo Louis XIV. A festa durou 3 dias e teve muita música e pratos deliciosos. Contudo, ocorreram alguns problemas na cozinha com suprimentos, alguns dizem que o creme que Vatel havia encomendado para um dos seus pratos não chegou em tempo. O chef incapaz de suportar a indignidade do fracasso cometeu suicídio 🙁 antes que a festa terminasse. Em outras versões mais otimistas da história, dizem que Vatel criou o chantilly nessa mesma noite com intuito de substituir o creme que não foi entregue. Mas, historiadores dizem que a segunda versão não passa de uma invenção.

Chateau de Chantiilly

A versão que os historiadores consideram correta e que bate certinha com os livros de receitas da época é a de que o chantilly foi criado no final do século 18 nas terras do castelo. Mas o nome do chef criador que é bom mesmo ninguém sabe ao certo. A criação foi inspirada pelo desejo do príncipe de Condé de uma vida mais saudável e simples, diferente do extremo luxo de Maria Antonieta em Versailles, por exemplo.

E de fato é uma receita simples e super fácil de fazer em casa. Duvida? Então olha só essa receitinha tradicional do famoso e delicioso chantilly:

Receita chantilly caseiro

Ingredientes:

250 ml de creme de leite fresco (não pode ser light pois a gordura é essencial na receita)

25g de açúcar de confeiteiro.

O creme e o potinho onde você vai fazer a receita devem estar frios. A dica é colocar ambos no congelador uns 15 minutos antes de começar. Misture o creme de leite com o açúcar de confeiteiro, misture primeiramente com um fouet (aaquele batedor de arame, sabe?) e depois bata na batedeira. Bata delicadamente no início e aumente a velocidade aos poucos.

O creme está pronto quando ele forma um bico no fim do batedor. E voilà! Seu chantilly caseiro está pronto! Você pode usar em receitas, acompanhar bolos e tortas, servir com café ou ainda usar apenas para acompanhar  morangos. Miam Miam!

Loja para quem ama chantilly

Na Maison de la Chantilly, o famoso creme pode ser degustado de várias formas: tem como recheio das choux, bolos, tortas, com café e até na casquinha de sorvete. A loja fica pertinho da torre Eiffel, ou seja, o combo perfeito para o seu passeio.

Mais informações acesse: www.maisondelachantilly.com

Fontes: https://www.thegoodlifefrance.com/chantilly-cream/, http://www.cooksinfo.com/francois-vatel

Fotos: Divulgação

Share: