As Feiras de Natal em Paris existem em vários tipos e tamanhos. Elas combinam recreação, artesanato e, é claro, gastronomia!
Paris já é conhecida como a Cidade Luz, mas em dezembro a magia entra em ação. Os dias escuros do inverno ganham vida com a iluminação de Natal, que toma conta da cidade inteira! Uma simples caminhada até a estação de metrô se torna um passeio inesquecível se você está de passagem por aqui. E para quem mora em Paris não é muito diferente; as noites nesse finalzinho de ano são de tirar o fôlego! Mas o toque especial vem com os Marchés de Noël, ou Feiras de Natal, no bom e velho português.
Cada bairro (ou quartier, se você já está no espírito parisiense) tem a sua. O charme fica por conta dos chalezinhos de madeira que abrigam os pequenos comércios – embora as tendas brancas estejam cada vez mais presentes. De longe dá pra sentir o cheiro de açúcar queimado e de pretzels (mas aqui chama bretzel, rs) saindo do forno. Elas proporcionam uma experiência sensorial completa, você sente que está vivendo o Natal mesmo!
Dependendo da feira, você encontra presentes para os amigos e a família, decorações temáticas para a sua casa, atrações para a família como carrosséis e rodas-gigantes, e muita comida gostosa de inverno! Então, se você estiver em Paris no mês de dezembro (ou até nos primeiros dias de janeiro), pode anotar essas dicas e se programar para um dos melhores programas temáticos da sua vida!
As maiores Feiras de Natal em Paris
Se você quer explorar tudo, tudo mesmo, que uma feira de Natal tem para oferecer, eu recomendo a feira de Tuileries ou a de La Défense.
A feira no jardim de Tuileries é enorme e fica no coração de Paris. Antigamente era acontecia no Champs-Elysées, mas esse ano é a segunda vez que ela é montada lá pelos lados do Louvre. Ela é pensada na família inteira e tem atrações de todos os tipos. É possível passar umas boas horas circulando entre os chalés, que oferecem tudo de bom que a França produz. Dica de expert: vá de estômago vazio porque tem tantas opções que você vai querer provar de tudo!
A Vila de Natal em La Défense é, na verdade, a maior de Paris! Esse ano eles montaram um total de 350 chalés, é muita coisa pra explorar. O charme está nos prédios iluminados que ficam na região. Até produtos canadenses você acha por lá – então, se quiser levar para casa um vidro de maple syrup de Québec, essa é a sua chance!
LA MAGIE DE NOËL AUX TUILERIES
De 15 de novembro de 2019 até 5 janeiro de 2020
Jardin des Tuileries – Place de la Concorde, Paris
VILLAGE DE NOËL SUR LE PARVIS DE LA DÉFENSE
De 21 de novembro até 29 dezembro de 2019
Parvis de la Défense, 92, Paris
As Feiras de Natal nos pontos mais bonitos de Paris
A feira na Catedral de Notre Dame é uma dessas de tirar o fôlego. Não tem chalés, mas sim as tendas brancas. Porém, fica em Île de la Cité, então você estará rodeado pelo rio Sena e ao lado de uma das mais impressionantes construções góticas do mundo. Vai estar cheia mas também vai valer a pena!
Há também quem prefira dar uma passada nas feiras menores e curtir o clima como um local. A feira na estação de Abbesses é uma dessas que é pequenininha e charmosa. Fica numa região de Montmartre que já é linda o ano todo, mas no Natal é espetacular. São apenas 15 chalés numa praça, de onde dá para ir caminhando até a Basílica de Sacré-Coeur. Essa é mais tranquila, boa para casais ou quem está viajando sozinho.
E para quem quer ficar bem pertinho da torre Eiffel, tem também a feira da torre. Não vão faltar oportunidades para fotos com ela ao fundo!
MARCHÉ DE NOËL DES ABBESSES
De 28 de novembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020
Place des Abbesses, Paris
MARCHÉ DE NOËL PARIS NOTRE DAME
De 13 a 29 de dezembro de 2019
Quai Montebello, square René Viviani, Paris
MARCHÉ DE NOËL DE LA TOUR EIFFEL
De 20 de dezembro de 2019 a 5 de janeiro de 2020
Quai Branly/Champs de Mars, Paris
Comidas de inverno que você tem que provar
O Bretzel é uma especialidade da Alsácia, ele vai estar em presente em todos as feiras. Os Beignets, que são bolinhos fritos, caem muito bem nessa época do ano. Gaufres é como se chamam os waffles quentinhos por aqui. Castanhas assadas na hora são tão comuns nessa época do ano que tem gente vendendo em toda esquina, é bem típico do Natal.
Você vai encontrar também churros, raclette, escargot e o famoso vin chaud – que é um vinho quente com especiarias. Não seria uma feira de Natal sem ele! E muito, mas muito chocolate mesmo!
Então, aproveitem e sigam o coração (e o estômago) de vocês!