O reveillon em Paris é bastante diferente do que o nosso no Brasil. Isso porque dezembro na França é um mês frio e úmido, então não existe uma cultura de festas de rua. Veja o que fazer durante o reveillon em Paris, então!
Apesar de não ser costume passar a virada do ano do lado de fora, turistas desavisados sempre aparecem nos pontos turísticos da cidade atrás de alguma coisa no estilo Times Square, em Nova York. E foi pensando nesse público que a prefeitura de Paris começou a organizar os fogos e show de luzes no Arco do Triunfo. Por motivos de segurança, o perímetro fica cercado. A polícia pede para olhar bolsas e casacos e pode demorar um pouco para chegar até lá, mas é uma opção. Em caso de tempo fechado ou previsão de chuva, não é muito recomendável. E costuma ficar muito, mas muito cheio mesmo.
Os franceses costumam mesmo celebrar a chegada do ano novo com os amigos. Em casa, em restaurantes ou em baladas a Saint-Sylvestre (como é chamada a noite da véspera) é uma ocasião de agito. O traje costuma ser formal, principalmente em restaurantes. O que as festas têm em comum é a dança, afinal os franceses adoram dançar! A contagem regressiva é uma tradição global. Já as roupas brancas, não. São só brasileiras mesmo. Quando o relógio marca meia noite, todo mundo se cumprimenta com beijinhos nas duas faces. Dependendo do lugar vocês vão ver des cotillons (confetes) e até les serpetins (que no Brasil a gente chama de língua de sogra). É um momento de fazer muito barulho. O brinde fica por conta do champagne, é claro!
No caso de uma festa de jantar, espere por algo tradicionalmente francês. Foie-gras na entrada, ostras, queijos, vinhos e muitos petiscos gourmets. É a melhor época do ano para quem aprecia o bien manger! Só tenham cuidado para não exagerar na bebida e não acabarem com um caso sério de gueule de bois no dia seguinte! Sim, estou falando de ressaca.
Restaurantes para passar o reveillon em Paris
Se você optar por passar o ano novo em um restaurante, é imprescindível fazer reserva com antecedência. Se aqui as pessoas têm o hábito de se programar semanas antes para um café com amigos, imaginem então para um evento como a virada do ano!
A Maison Blanche é um restaurante no rooftop do Théâtre des Champs Elysées e tem uma vista privilegiada para a torre Eiffel. Aos finais de semana e em datas especiais ele também se transforma em balada a partir de meia noite e meia, abrigando DJs internacionais e renomados. A cozinha é comandada pelo chef estrelado Giraud Fabrice, então os clientes podem esperar pratos inovadores com ingredientes de qualidade preparados seguindo padrões rígidos. Uma noite inesquecível para quem gosta de boa comida e uma festa animada.
O Fouquet’s é uma brasserie histórica de Paris que também fica localizado nos arredores do Champs Elysées. Mais precisamente na avenida Champs Elysées, o que garante que a estreia de 2020 seja feita em altíssimo estilo – não só pelo endereço mas pelo jantar inesquecível. A casa está comemorando seus 120 anos e preparou um menu clássico revisitado que conta com todas as iguarias francesas que vocês podem imaginar. Ele foi pensado nisso e no reveillon de Paris 2020. Os detalhes estão aqui para quem lê em francês ou inglês.
Leia também: Qual a diferença entre Bistro, Restaurante, Brasserie e Café?
Maison Blanche
15 Avenue Montaigne 75008, Paris
Fouquet’s
99 avenue des Champs-Elysées 75008, Paris
Não se esqueçam de desejar aos colegas de mesa Bonne anné et bonne santé! – Feliz ano novo e boa saúde! É o que desejo para vocês também. E quem estiver passando o reveillon em Paris, não esquece de me marcar nas fotos dos jantares! O meu insta é @parisabor – eu quero ver fotos dos jantares de todo mundo! Beijos e até 2020.