CHEFE ESTRELADO FRÉDÉRIC ANTON NO COMANDO DO 1º BARCO

ESTRELADO DON JUAN II

Frederic Anton

Frédéric Anton, originalmente de Nancy, é um chefe com 3 estrelas Michelin cujo talento não se põe mais em dúvida. A sua maneira de gerir sabores e aromas coloca-o como uma figura emblemática da gastronomia francesa.

VOCÊ DISPENSA APRESENTAÇÕES! MELHOR TRABALHADOR DA FRANÇA, 3 ESTRELAS NO GUIA MICHELIN, 1ª ESTRELA PARA O SEU RESTAURANTE, O JULES VERNE, APENAS 6 MESES DEPOIS DA ABERTURA… O QUE CARACTERIZA A EXCELÊNCIA “ANTON”?

Para a abertura do Don Juan II, eu não tentei inventar um novo estilo. Sigo o meu caminho, cozinhando à minha maneira, de forma autoral, que parte do produto para criar um momento mágico. O Don Juan II é um restaurante gastronômico. Portanto, o nível de exigência é o mesmo que o do Pré Catelan ou o do Jules Verne.

DESDE CRIANÇA VOCÊ SABIA QUE O MUNDO DA GASTRONOMIA ERA FEITO PARA VOCÊ?

Eu descobri o mundo da gastronomia um pouco por acaso. Quando jovem, eu queria ser marceneiro. Finalmente, o acaso me levou até a cozinha. Mas encontrei nela esse trabalho do artesão que dá forma a um produto, como um carpinteiro faz com a madeira, por exemplo.

VOCÊ TEVE ALGUMA PREFERÊNCIA PARTICULAR POR UM DESSES PROJETOS ?

Impossível escolher um projeto ou outro! Eu tenho a sorte de me expressar em lugares incríveis. Então estou muito feliz com todos os meus projetos.

QUAL O EVENTO QUE MAIS O MARCOU NA SUA CARREIRA?

É difícil responder a esta pergunta! Eu poderia citar tantos momentos ou encontros que me marcaram por tantos anos… Minha chegada ao Pré Catelan em 1997 é obviamente um momento importante na minha trajetória. A terceira estrela, 10 anos depois também, é claro.

SUAS INSPIRAÇÕES DIÁRIAS PARA A COZINHA?

A inspiração pode vir de qualquer lugar. De um produto, por exemplo. Quando é época de espargos, eles chegam, começamos a trabalhá-los, cortamos, cozinhamos, temperamos… Esse é o trabalho de um cozinheiro.

 

VOCÊ É O ÚNICO CHEF DE UM BARCO-RESTAURANTE ESTRELADO. QUE SENSAÇÃO ISSO LHE PROPORCIONA?

Estou realmente muito feliz com este reconhecimento do Don Juan II. Essa primeira estrela para um restaurante em um barco valida o objetivo que nos propusemos com toda a equipe: fazer do Sena um destino gastronômico essencial em Paris! O Don Juan II é antes de tudo um restaurante.

CONTE-NOS UM POUCO SOBRE A EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA NO DON JUAN II!

A experiência no Don Juan II é uma alquimia entre o melhor da gastronomia francesa, o magnífico cenário de um iate “arte déco” e a vista de Paris à partir da sua mais bela avenida, o Sena.

QUE AMBIÇÃO/OBJETIVO VOCÊ TEM PARA ESTE BARCO-RESTAURANTE, QUE JÁ É BASTANTE PROMISSOR?

Desde o início da aventura, nossa ambição é fazer do Don Juan II um endereço gastronômico imperdível. A experiência é absolutamente única e o prato deve estar à altura!

UM PRATO DO QUAL VOCÊ ESTÁ PARTICULARMENTE ORGULHOSO DE OFERECER/PREPARAR? (NO DON JUAN OU NOS SEUS OUTROS ESTABELECIMENTOS)

Para mim, são os clientes que decidem se um prato se tornará um prato de assinatura, não os próprios chefes. Acho que o ravioli de lagostim, por exemplo, é um daqueles pratos que são reconhecidos e pelos quais os clientes vêm.

 

OUTROS PROJETOS PARA 2022 E PARA OS PRÓXIMOS ANOS?

Sempre temos que ter projetos, é estimulante!

Um grande obirgada ao Chefe Frédéric Anton por essa entrevista.

Crédito das fotos: Marie-Line Sina.

Share: