LaFourchette Awards 2019

Saiba tudo que rolou no LaFourchette Awards, a primeira edição da premiação gastronômica do app!

No dia 18 de novembro eu tive a honra de ser convidada para a primeira edição do LaFourchette Awards. A premiação, inédita na França, foi uma oportunidade única de reunir todos os amantes da comida e descobrir os novos endereços e talentos de hoje.

LaFourchette Awards Janaina Pedroza

O evento aconteceu no Elysée Montmartre, que fica no Boulevard de Rochechouart. O Elysée Montmartre foi inaugurado em 1807 como uma casa de baile, mas hoje funciona mais como uma casa de shows. É uma construção maravilhosa que não passa despercebida quando você está andando pela região.

Para os Awards, foi preparado um jantar excepcional (como não poderia deixar de ser!) para 250 convidados. O menu ficou por conta do chef estrelado Pascal Barbot.

O que é o LaFourchette

O LaFourchette é um aplicativo francês incrível de reserva de restaurantes. Ele está presente em outros países da Europa: Suíça, Bélgica, Itália, Holanda, Suécia, Dinamarca e Portugal. E também em outros dois países sortudos (risos) e que têm uma demanda para esse tipo de serviço: Brasil e Austrália. Vocês devem conhecê-lo pelo nome TheFork, por aí.

Ele é muito popular aqui na França. Tão popular que quando você procura por um restaurante no Google, se ele for cadastrado no app, você já tem a opção de fazer uma reserva na hora – enquanto lê as reviews e tudo. Além de funcionar no desktop, ele está disponível nas plataformas iOS e Android. Ninguém fica de fora! Se você está vindo para Paris (ou qualquer dos países que eu citei ali em cima), eu recomendo baixar o app já!

Por que o LaFourchette Awards foi uma premiação inédita

LaFourchette Awards Jantar 2019

A escolha dos vencedores em premiações deste tipo na França é feita, via de regra, por críticos gastronômicos. O LaFourchette resolveu inovar e dar poder de voz aos seus clientes. Isso porque eles são o público alvo da indústria como um todo. Houve também um grande apoio de chefs consolidados. Mais de 50 profissionais, homens e mulheres, de diferentes percursos e horizontes, indicaram os seus preferidos e as melhores descobertas do ano.

Os vencedores de 2019

Dos 65 restaurantes nominados, foram escolhidos 5 vencedores. Também teve o prêmio “Jeune Chef Elle à La Table”, patrocinado pela revista Elle para dar destaque a uma jovem chef no começo de sua carreira. Os vencedores deste ano foram:

Grand Prix du Public: L’huîtrier Pie, em Saint-Emilion

Chefs: Camille Brouillard et Soufiane Assarrar

Com toalhas de mesa brancas e cortinas vermelhas, o ambiente íntimo do L’huîtrier Pie é ideal para um jantar romântico ou uma ocasião comemorativa. O menu contemporâneo é uma combinação das personalidades dos dois profissionais: Enquanto Soufiane é um entusiasta do mar e dos sabores iodados. Camille Brouillard, foca no lado da terra, no gosto das plantas. O local também tem a sua própria horta!

L’huîtrier Pie

11, rue de la porte-Bouqueyre, 33330

Saint-Emilion

05 57 24 69 71

Prix du Public: Roza, em Nantes

Chef: Jean-François Pantaleon

As paredes de pedra dão ao Roza uma aparência rústica, mas os bacos de veludo azul e as confortáveis cadeiras dão um toque chique e sóbrio. Na cozinha, o chef presta homenagem à natureza: ostras, alho-poró e tártaro de algas marinhas; meio pato, couve e tamarindo. Essas são algumas das melhores pedidas por lá.

Roza

3, place de la monnaie, 44000

Nantes

02 40 54 01 87

Prix du Public: Auberge Le bouc bleu, em Beblenheim

Chef: Romain Hertrich

“Jamais colocar a originalidade à frente da qualidade dos produtos”, este é o lema do chef do Auberge Le bouc bleu. Na rota do vinho da Alsácia, o restaurante oferece uma cozinha desinibida com detalhes exóticos, servida “em uma bolha de bem-estar”.

Auberge Le bouc bleu

2, rue du 5 décembre, 68980

Beblenheim

03 89 47 88 21

Prix du Public: By PM, em Nice

Chefs: Pierre Lesterle et Marco Raponi

Situado no Porto de Nice, o By PM é especializado em uma cozinha mediterrânea baseada em produtos simples e naturais de artesãos locais. Dois pratos imperdíveis: ravioli de cogumelos e ricota, e a sardinha mediterrânea gratinada com queijo parmesão.

By PM

4 bis, quai Papacino, 06300

Nice

04 93 26 05 80

Prix du Public: ANONA, em Paris

Chefs: Thibaut Spiwack

O ANONA oferece uma culinária gourmet, responsável e sustentável. Esse compromisso se reflete tanto na escolha dos produtos quanto na forma de prepará-los (há uma atenção para redução de desperdício, limitação do consumo de água e utilização energia verde) e também no bem-estar da equipe.

ANONA

80, bd des batignolles, 75017

Paris

01 84 79 01 15

Jeune Chef Elle à La Table: Manon Fleury, de Paris

Com apenas 27 anos, a chef Manon Fleury tem um percurso muito interessante e experiência que vai além dos anos. A chef do Le Mermoz, é uma ex-esgrimista que estudou literatura e treinou com alguns dos melhores – incluindo o próprio Pascal Barbot e Alexandre Couillon. O guia Michelin diz que “seus almoços são como buquês de iguarias”, se utilizando de ingredientes sazonais e com preços razoáveis. Já no jantar, o restaurante serve pratos de tapas com uma atmosfera de bar de vinhos.

Seus almoços são como buquês de iguarias – tartar de vitela, damasco macia e orégano -, sazonais e com preços razoáveis. Para o jantar, pratos de tapas são servidos em uma atmosfera de bar de vinhos.

Le Mermoz

16, rue Jean Mermoz, 75008 Paris

01 45 63 65 26

Share: