Entenda a diferença entre restaurante gastronômico e restaurante estrelado
Muitas pessoas que visitam a França têm como objetivo de viagem comer bem. Não é para menos: a França é um dos berços da gastronomia como a conhecemos hoje. O país é também um parque de diversões para os amantes das boas refeições, oferecendo diversas opções de estabelecimentos – que algumas vezes até causam um pouco de confusão.
Já falamos aqui no blog sobre a diferença entre Bistros, Restaurantes, Brasseries e Cafés, mas hoje vamos explorar um pouco mais a fundo uma questão que é fonte de dúvidas para algumas pessoas: os restaurantes gastronômicos e como eles se diferem dos restaurantes estrelados.
Para entender melhor, vamos começar pelo conceito de gastronomia:
O que é gastronomia
Mais do que um ofício, a gastronomia é uma forma de arte. Ela trata de um conjunto de regras que definem a arte da boa culinária. Essas regras variam de acordo com regiões, países e sistemas sociais – o que não é nenhuma surpresa, afinal, comer é um ato social. Desde a seleção dos ingredientes, passando pela preparação dos pratos e até a forma como são servidos, todas essas coisas são influenciadas pelo ambiente e pela cultura.
A gastronomia preza pela boa alimentação. A sua arte começa a partir da seleção dos ingredientes, sempre frescos, normalmente regionais ou específicos de uma região que inspiram os pratos, e não para por aí. Chefs e cozinheiros adeptos da alta gastronomia entendem que uma boa refeição é, além de nutritiva, prazerosa a todos os sentidos, principalmente mas não apenas restritos ao paladar.
E, o mais importante, gastronomia também se refere à arte de comer bem.
O que é um restaurante gastronômico
Um restaurante gastronômico é um estabelecimento cuja finalidade é promover a gastronomia. Tudo no ambiente irá contribuir para uma refeição prazerosa, começando pela decoração do ambiente e pela hospitalidade dos funcionários. A figura principal do restaurante gastronômico é o chef, e é ele ou ela quem vai conferir seu estilo e prestígio ao estabelecimento. Os pratos são sempre de qualidade, dando destaque à sensibilidade e à intuição. São receitas que remetem aos clássicos, mas revisitados e modernizados. A carta de vinhos será igualmente honrada, e um sommelier, ou o próprio chef, vai poder indicar qual vinho mais indicado para qual prato. No geral, o cardápio de um restaurante gastronômico é composto por pratos de carne ou peixe. O valor depende da complexidade dos pratos oferecidos.
Diferentemente de outros tipos de estabelecimentos com maior rotatividade de pessoas, restaurantes gastronômicos trabalham com ingredientes de alta qualidade devido a uma clientela mais seletiva e aos preços um pouco mais altos, sim. A palavra “gastronomia” às vezes assusta – principalmente as pessoas que não dispõem de um orçamento muito grande. Assim, muita gente acaba preferindo fazer uma refeição num bistrô ou brasserie acreditando que vão pagar menos em uma refeição, assim se dando por satisfeitas.
Isso não é necessariamente verdade. Na maioria das vezes, estabelecimentos gastronômicos oferecem menus a preços baixos no horário do almoço durante a semana – afinal, do que seria a boa gastronomia se não fosse minimamente acessível? Também é do interesse dos chefs oferecer às pessoas comuns a oportunidade de descobrir seu talento e de experimentar uma excelente refeição.
A diferença entre um restaurante gastronômico e restaurante estrelado
Um restaurante estrelado é aquele que foi premiado pelo guia Michelin. Criado em 1900 como uma forma de publicidade para a marca de pneus, quando a França tinha apenas 2.400 motoristas habilitados, o guia indicava os melhores estabelecimentos do país, fornecendo informações valiosas para os viajantes. Logo se tornou uma referência. É hoje um dos guias gastronômicos mais célebres do mundo.
Quando um restaurante tem uma estrela, significa que ele é bom na sua categoria. Se ele tem 2 estrelas, significa que a sua cozinha é excelente e vale a viagem. Os restaurantes com 3 estrelas são aqueles considerados imperdíveis.
Embora um restaurante gastronômico possa ser estrelado, não necessariamente todos os restaurantes estrelados serão gastronômicos.