A França é um parque de diversões para os amantes da gastronomia, contando ainda com diversas opções de estabelecimentos, mas você sabe a diferença entre eles? Existe o destino ideal dependendo do que você procura! Aprenda no post de hoje a diferença entre Bistro, Restaurante, Brasserie e Café! Vem comigo…
Bistro, Restaurante, Brasserie ou Café?
Bistro
Normalmente o Bistro é um local mais simples, seja no decor ou no serviço. Pequeno e aconchegante, o Bistro tem ambiente familiar e na maioria das vezes é comandado pela família. Abre somente para almoço e jantar, diferente da Brasserie, por exemplo, que fica aberta durante todo o dia!
Nos Bistros é possível encontrar pratos franceses bem tradicionais, então se essa é a sua intenção vá à um Bistro!
Curiosidade: O movimento Bistronomia já acontece há algum tempo, mas tem se tornado cada vez mais frequente. Esse é um conceito onde chefs de restaurantes estrelados abrem seus próprios Bistros. A ideia é entregar alta gastronomia, mas em ambiente informal e com preço camarada de Bistro. Aqui em Paris tem o Bistro Paradis, que conheci através de uma matéria que a querida @euerikasantos fez, para ler clique aqui! Ah, e quem já leu a matéria que a Erika fez sobre o Piquenique da PariSabor? Clique aqui para saber tudo!
Dos Bistros tradicionais em Paris eu adoro o Chez Casimir e o Le Comptoir du Relais.
Restaurante
Quando a Revolução Francesa aconteceu, muitos chefs que trabalhavam para os reis e aristocratas ficaram sem trabalho. Foi aí que pensaram em abrir seus próprios locais, o que conhecemos hoje como Restaurantes. Esses chefs já tinham técnicas avançadas de gastronomia e eram acostumados a servir a realeza com pompa e formalidade. Por consequência, os Restaurantes acabaram sendo lugares mais formais e de menu mais elaborado, assim como a carta de vinhos. O Restaurante possui também um preço mais salgado quando comparado aos outros estabelecimentos, se for estrelado então, nem se fala. Um que indico aqui é o Lapérouse.
Brasserie
De tradição alsaciana, significa cervejaria. Possui normalmente decoração inspirada na Belle Époque {já falamos sobre isso no post Brasseries icônicas de Paris, clique aqui para ler!}. Nesse tipo de estabelecimento é possível pedir pratos super simples e rápidos, por isso são perfeitas para um almoço informal na pausa do trabalho, por exemplo. Muitas são especializadas em frutos do mar e nessa época do ano chegam a expor ostras na frente da loja, já reparou? Normalmente são espaçosas e informais e ficam abertas o dia todo de segunda a segunda. Além dos frutos do mar você também encontra omeletes, croques monsieur e variações, boeuf com batatas fritas e, claro, cervejas! Veja aqui uma lista das Brasseries mais icônicas de Paris!
Muito legal. Parabéns. Paris merece. A plus.