Olá pessoal!
Muita gente que vem a Paris reclama dos preços e serviços na cidade. Sim, Paris não é uma cidade barata e também não tem o hábito de bajular turistas, mas existem dicas que podem te ajudar e muito a contornar esses probleminhas. Evite cometer gafes e tire proveito do melhor de Paris com essas 7 dicas gastronômicas. Vem ver!
Dicas gastronômicas
Formule no restaurante
Para quem acha tudo caro em Paris vai se surpreender positivamente com as Formules midi. Geralmente no almoço os restaurantes oferecem a Formule, que é um combo promocional que pode ser entrada + prato principal, prato principal + sobremesa ou ainda as 3 etapas. A Formule costuma ter um preço bem mais em conta que o menu tradicional, principalmente durante o almoço! Inclusive, prefira fazer grandes refeições na hora do almoço, que é quando você encontra mais opções baratinhas. À noite, uma sugestão é fazer um lanche caprichado, tenho certeza que ninguém vai reclamar com o tanto de opção gostosa de pães , queijos e docinhos disponíveis por aqui.
Carafe d’eau
Essa dica é preciosa, até por que uma garrafinha de água no resto custa em média uns 4 euros! Se você pedir ao garçom uma garrafa de água ou apenas água, ele vai trazer água mineral e te cobrar por isso, claro. Mas se você pedir une Carafe d’eau ele vai trazer água da casa e por isso não terá custo nenhum! Aqui em Paris é lei os restaurantes servirem água de graça, então, sabendo disso, aproveite. Ah, pronuncia-se “carrafe dô”.
Queijo antes da sobremesa
Quando você encontrar a parte de queijos no cardápio não pense que são entradinhas, muito pelo contrário, os queijos são a etapa final da refeição, logo antes da sobremesa. “O hábito de comer queijo no final da refeição, depois dos pratos salgados, consolidou-se no século XIX e tornou-se algo generalizado a partir da Belle Époque (1871-1914)”, segundo o jornalista especializado em história da gastronomia Dias Lopes. E não é por acaso, o queijo neutraliza o paladar porque reorganiza o pH da saliva, com isso, o paladar fica mais aguçado e preparado para a sobremesa!
O serviço já esta incluso
Diferente dos EUA, aqui na França o serviço já vem incluso na conta, logo, ninguém espera que você deixe gorjetas. É claro que se o serviço foi de primeira, é natural que você queira fazer um agrado, fique à vontade, eles vão apreciar seu gesto!
Paciência com o garçom
Aquele hábito que nós brasileiros temos de chamar o garçom em voz alta é mal visto por aqui. Os franceses esperam pacientemente o garçom vir atendê-los, se o local estiver muito cheio, para chamar a atenção dos atendentes eles fazem um sinal discreto com a cabeça, apenas. Então nada de “ei, ei” na hora de chamar o garçom. Pode parecer irritante no início, mas depois você entende que aqui as pessoas gostam de aproveitar mais a vida e levar tudo de um jeito mais leve, sem pressa. Aproveite a oportunidade e se entregue também a esse sentimento!
Ponto da carne
Na maioria das vezes que você pedir carne vermelha o garçom perguntará o ponto da carne. Importante lembrar que o mal passado daqui é extremamente mal passado, as vezes o interior vem até meio frio. Então peça ao ponto, pois a carne virá rosa por dentro, parecida com a nossa “mal passada” do Brasil. E se você não gosta de carne sangrando peça bem passada, sempre! Ao ponto em francês é à point, pronuncia-se “a poãn”. Ou fale em inglês “medium”.
Bistro para refeições típicas
Se o intuito for fazer uma refeição tipicamente francesa eu te aconselho a procurar um bom Bistro! Os Bistros são pequenos restaurante que abrem apenas para almoço e jantar. Normalmente são comandados pela própria família, então costumam ser um ambiente bem informal e acolhedor. O foco do menu são pratos franceses autênticos e bem elaborados. Já explicamos a diferença entre Bistro, Restaurante, Café e Brasserie aqui no blog. Ah, e os Bistros costumam ter um preço melhor que os Restaurantes!
Pronto, agora é só fazer as malas e aproveitar essa cidade linda!
Para Passeios Gastronômicos e Piquenique Gourmet com vista para a torre entre em contato via direct no Instagram @parisabor
Te vejo em Paris!